Gerador de Escalas para Violão e Guitarra

Spread the love

Encontrou algum erro? Tem alguma sugestão para melhorar nossa ferramenta? Entre em contato 😉

Esta ferramenta atualmente não funciona em dispositivos móveis, estamos trabalhando em uma versão que funcione em todos os dispositivos, mas no momento sugerimos que seja utilizado um PC.



No gerador de escalas o braço do instrumento é representado por um retângulo composto por 6 linhas horizontais (cordas do instrumento) e 16 linhas verticais (que representam os trastes do instrumento).

As cordas são representadas da mais grave para a mais aguda de baixo para cima, ou seja, a primeira corda de baixo para cima é a E (Mi), a segunda é a A (Lá), a terceira é a D (Ré), a quarta é a G (Sol), a quinta é a B (Si) e a sexta a E (Mi).

Atualmente a ferramenta conta com as seguintes escalas: Maior, Menor, Menor Hamônica, Pentatônica Maior, Pentatônica Menor e os modos gregos, que são: Jônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólico e Lócrio.

As notas são representadas por círculos que ficam em cima da corda e do traste correspondente com o nome da nota dentro do círculo. As notas tônicas da escala são representadas com círculos na cor vermelha enquanto as outras são representadas com a cor preta.

As notas das cordas soltas são representadas por círculos que ficam à esquerda do “braço” do instrumento na altura da corda correspondente.

O objetivo da ferramenta, é que através dela, o músico possa visualizar os diversos tipos e tonalidades de escalas disponíveis no braço do instrumento, tornando assim, o aprendizado destas escalas mais fácil devido à forma como às mesmas são apresentadas visualmente.

Como utilizar o gerador de escalas?

A utilização do gerador de escalas é bastante simples, bastando apenas que se escolha a tônica da escala e seu tipo.

Após a escolha dos parâmetros como mencionado no parágrafo acima, basta o clique no botão “gerar escala” e pronto, a escala será gerada e seu desenho será apresentado na tela.

Você pode utilizar as diversas escalas que podem ser obtidas em diferentes tonalidades para praticar. Uma sugestão de prática é escolher uma base na tonalidade que você quiser praticar, colocar esta base para tocar e então praticar o improviso na escala apresentada enquanto a base é tocada.

Esta é uma ferramenta gratuita que está em constante evolução, para falar sobre possíveis bugs, melhorias e/ou sugestões basta entrar em contato conosco que responderemos o mais breve possível.